quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Sobre Mônico Reis

Olá amigos,

Hoje vou contar um pedacinho da minha história.
Sou natural de Uberaba-MG, e vim para Vinhedo com a minha família há alguns anos. Desenho desde criança, fazia a caricatura dos meus colegas na escola e em casa também rabiscava de vez em quando. Comecei a pintar, sem compromisso, à uns seis anos, quando conheci o talentoso artista Marcelo Alfeu, que trabalha criando itens de decoração, pátina e restauração de móveis. Vale a pena ver os trabalhos dele,clique aqui e conheça a Oficina de Pátina. Ele me ensinou técnicas de pintar madeira, me apresentou as tintas e frequentemente fazíamos trabalhos juntos. Nessa época eu pintava figuras humanas, flores, plantas, animais, etc. Através desses trabalhos, começaram a surgir algumas oportunidades de pintar os quadros coloridos por encomenda. Comecei a divulgar por e-mail para amigos e a procura aumentou, e até hoje eu pinto retratos com um fundo bem colorido, dividido com "bold lines" e detalhado com um tema relacionado a personalidade da pessoa retratada. clique aqui e conheça meus quadros de retratos coloridos.
Ano passado me inscrevi nas Oficinas Culturais de Vinhedo, e através da professora e grande artista Rosarlette Meirelles, conheci o giz pastel seco e o carvão, utilizei outros materiais como nankin e lápis de cor também. Nascia ali minha vontade de desenhar sempre que podia.
Em março agora eu criei o blog e postei muitos trabalhos. O incentivo da minha família, da minha namorada, amigos e visitantes do blog me fez investir mais tempo em minha arte.
Desde então eu desenho todos os dias, mesmo que seja só no lápis mesmo. O intuito é melhorar meus traços, meu senso crítico e detalhista. Voltei a praticar com o giz pastel seco e comecei a usar a bic nas caricaturas.
Sempre pesquiso muito, a internet facilita demais. Busco a opinião de grandes artistas e o legal é que todos eles me respondem. Aprendo muito todos os dias.
Conheci o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O lugar é mágico, acreditem!
Através de minhas pesquisas e das dicas dos amigos artistas, resolvi usar em papel o mesmo material que sempre usei em painéis de madeira e telas, a tinta acrílica. E para minha surpresa, eu não imaginava que teria um rendimento tão bom no papel. Explico: em madeira, cada gomo colorido me consome de 03 a 06 demãos de tinta. É uma trabalheira danada. No papel, uma, no máximo duas demãos. É incrível isso!

Acima, mostro minhas 10 primeiras caricaturas. São parte do meu estudo, prometo melhorar nas próximas.

Com seriedade, humildade e muita dedicação pretendo criar uma identidade só minha, de forma que as pessoas olhem e digam: - O Mônico fez isso!!!

E olha que não precisa ser “Mônico Reis”. Só “Mônico” ta bom. Aliás, nem sei porque coloco o “Reis”, afinal, quem é que conhece outro “Mônico”, não é mesmo?

Um abraço e até a próxima.

29 comentários:

  1. Olá Mônico.

    Cara...vc já está criando uma identidade. Acredito que pelos blogs que visito constantemente não vejo outro artista igual a vc. Todas as vezes que vejo meu feed de notícias e vejo uma imagem colorida com linhas sei que é um trabalho seu.

    Parabéns

    É muito legal saber um pouco das pessoas que admiramos e acompanhamos constantemente. Assim como você comecei minha luta esse ano (com blog) e vejo que ainda tenho muito para evoluir, do mesmo modo que vejo que tenho melhorada bastante.

    Isso é só o início de uma grande caminhada....

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Linda história cara, esse é o caminho seu trabalho é excelente, toda força pra vc meu velho!!!

    ResponderExcluir
  3. Fala Enderson,
    Cara, fico feliz com suas palavras.
    A gente sabe que uma identidade de artista não é conquistada do dia pro outro. É preciso ter boas referências, lapidá-las criando um estilo próprio e fazer muitos trabalhos focando essa linha e aprimorar sempre.
    Sabe, uma coisa é certa: aprendemos todos os dias. Quero sempre dividir com vc e com muitos outros artistas minhas experiências na arte. Quero aprender com vcs tbm.
    Não tive oportunidade de estudar arte, mas sou muito curioso e dedicado. Minhas pesquisas são constantes e o que eu conseguir agregar de valor, colocarei nos trabalhos e dividirei com vcs.
    Muito obrigado, meu amigo.
    Sei que vc tbm é extremamente dedicado e tenho certeza que grandes oportunidades aparecerão.
    Meu amigo Mattias me disse uma vez uma frase que guardo comigo. Essa frase diz tudo: "Observar, analisar, projetar, praticar e acreditar... o resto é consequência"
    Um abração e bons traços.

    ResponderExcluir
  4. Grande Zépa.
    Muito obrigado pelas palavras.
    Vamo que vamo.
    Um abraço e bons traços, brother.

    ResponderExcluir
  5. uma história de coragem e de luta meu brother, levando o humor a sério se chega lá.
    sucesso Mônico!

    ResponderExcluir
  6. Grande João.
    Que honra ter tua visita aqui.
    Pois é amigo, a luta continua e vamo q vamo.
    Com humildade, seriedade, dedicação e foco.
    Mto obrigado pela visita e palavras.
    Já te falei ne, vc ta na minha lista na bic...hehe
    Um abração.

    ResponderExcluir
  7. la de Minas surgi o Mônico, uai num era para ser o Chico Bento rsrsrsr

    muito bom mesmo, cada palavra, parabens e rabisco e mais rabiscos.....
    vamo para abertura de Limeira???

    abraço

    ResponderExcluir
  8. Fala Carriero,
    Olha, se com o nome Mônico eu já sofria na escola com as piadinhas, imagina Chico Bento...rsrs
    E olha que quando eu ía falar o meu nome, ainda perguntavam: "mas esse é o seu nome ou é apelido?"rs

    Vamo sim brother, so que eu lembrei de enviar os trabalhos somente no ultimo dia (mandei via e-mail) e não sei se deu tempo.
    Mas vamos sim, so combinar...
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Grande Reis, oi Monico...ah...tanto faz...as caricas são estupefadamente demais!!! É isso ai tchê, isso é só o começomeu caro, muita coisa boa esta pintando ai, escreve....ops...desenha ai, hehehhe...Abração do amigo e gaudério, Diemer

    ResponderExcluir
  10. Nota 10 para vc rapaz!O que posso dizer é que vc tem muito talento,sem dúvida vai escrever muitas páginas de vitórias e em breve estaremos lendo a narrativa de suas conquistas pessoais e profissionais!
    Abração e fé nos traços!

    ResponderExcluir
  11. Ei Mônico, parabéns pela premiação no dalão Dino, foi realmente merecido, o melhor trabalho q eu vi lá!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Parabens Monico

    lembra que falei que voce iria ganhar o III Salao DIno

    abraços


    MArchini

    ResponderExcluir
  13. Grande Diemer,
    Cara, fiquei mto feliz com teu comentário. Se Deus quiser, né. Tua Dilma do salão da Amazônia ficou irada. Cê viu, eu, vc, o Carriero e o Mano...hehe os amigos representando...
    Abração, do amigo minerim

    ResponderExcluir
  14. Grande Glen,
    Muito obrigado, viu, pelas gentis palavras. Vou batalhar bastante e ter fé.
    Desejo de coração, muito sucesso p vc viu.
    Um abração, meu amigo.

    ResponderExcluir
  15. Caramba Eder,
    Que maravilhosa notícia. Fiquei triste por não ir ao salão. Infelizmente, um imprevisto me prendeu aqui. Tava td certo.
    Mas ao mesmo tempo, que felicidade!!! Essa semana fui surpreendido com o 3º em Goiania (meu primeiro premio), agora um 1º lugar, há, isso eu não imaginava não... cara, sem palavras...
    Mto obrigado.
    Um abração.

    ResponderExcluir
  16. Meu amigo Marchini,
    Tu falou mesmo hein, cantou a bola...hehe
    Mas eu não imaginava não, cara.
    Que felicidade.
    Mto obrigado, sei q vc ficou na torcida. E eu fico honrado por isso.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Meus parabéns pelo trabalho! Vi uma caricatura que você fez do Fidel, no site do BrazilCatoon, gostei muito dela e passei para conhecer mais de seu trabalho. Com certeza você já tem muito talento e está no caminho certo, criar uma identidade visual á muito importante, (vivo tentando isso em meus trabalhos mas ainda falta bastante... rsrs).
    E realmente, você é o primeiro Mônico que vejo, já é uma ótima assinatura de artista.

    ResponderExcluir
  18. aaaaaa grandão, ta papando tudo com a bic heim, deixa algum pra mim tbm hahahahahaha! O fidel eu vi em processo (o original) e já tinha dito que era um excelente trabalho, finalizado sem dúvida ficou fantastico, parabens por mais essa premiação meu nobre, o futuro é logo e bate na porta a cada dia, quando bate para surpresas boas, melhor ainda!!!!

    ResponderExcluir
  19. Fala Arpa,
    Que bom que gostou.
    Vi seus trabalhos também, são irados.
    É... eu tbm não conheço outro Mônico...hehe.
    Um abraço e bons traços.

    ResponderExcluir
  20. Fala Manooooo!
    Cara, quem me dera hein. Tu que é o ninja nessa arte. Eu ainda to aprendendo. E sabes que suas dicas foram primordiais para a finalização desse trabalho. Ver os seus ao vivo, tbm me ajudou bastante.
    Estou muito feliz. Mto obrigado, meu amigo.
    Um abração

    ResponderExcluir
  21. No blog do Mattias deixei meu registro parabenizando o Dodô e o Eder que estavam juntamente comigo presentes no salão Dino, e esqueci de parabenizá-lo, agora venho aqui na tua casa (blog) pra isso,rsrsrs

    Mônico, parabens pela premiação no DINO, merecidíssima, aquela do Fidel já tá famosa rsrsrs,gde abraço e sucesso, até breve meu irmão!

    ResponderExcluir
  22. Valeu Mônico, parabéns pelo premio também, adorei sua caricatura, já te disse que achei seu melhor trabalho até agora.

    Abração!!!!

    ResponderExcluir
  23. Grande Clayton,
    Obrigado pela visita na minha "casa".hehe
    Vi que vc foi premiado tbm. Parabéns, viu!!!
    Vi a tirinha tbm, show de bola!!!
    Desejo de coração, mto sucesso p ti tbm. Abração!

    ResponderExcluir
  24. Fala Dodô.
    Cara, parabéns pela premiação!
    E pelo trabalho tbm, como já havia dito, ficou genial.
    Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  25. Fala Monico,

    Parabens pela premiação no Salão Dino, te falei que aquela era sua melhor caricatura.

    abs,

    ResponderExcluir
  26. Grande Alan,
    Valeu cara, vc tinha me dito mesmo. Estou investindo mais em distorções agora, quero fazer trabalhos bem diferentes, quero inovar. Vamo ver no que sai...hehe
    Parabéns pela seleção na Amazônia.
    Abração

    ResponderExcluir
  27. Valeu Mônico! Visite sempre o blog e seja crítico, pode descer o verbo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...