
Nesse fim de semana tive a alegria e a emoção de ir pela primeira vez à abertura do 37º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
É a primeira vez que vou a um salão de humor, e logo de cara, o maior da América Latina. Foi um momento maravilhoso, simplesmente inesquecível.
Tive o prazer de conhecer pessoalmente grandes artistas, como Turcios, Junior Lopes, Glen Batoca, Marcos Noel, Lézio Jr., Carriero, Alex, Duarte, Manohead, Diemer, Gilmar, Jota A. e muitos outros feras do cartum e da caricatura.
Os trabalhos selecionados eram incríveis, alguns de uma inteligência indiscutível, incomparável. A caricatura do Lézio Jr. então, cara, o que era aquilo?! Um papo de porco, com dentes de javali, o nariz do cara passa entre os dentes, a textura do queixo, parecia mofo, um negócio de louco mesmo. Sem palavras.
Foi emocionante. Eu sempre desenhei, desde pequeno, mas nunca imaginei estar ali, tão perto de trabalhos tão perfeitos.
Foi uma aula de desenho mesmo, de arte de tudo que é estilo. Uma imensidão de novas informações, tudo ali ao mesmo tempo, uma série de paradigmas quebrados.
E a enorme vontade de correr pro meu ateliê e desenhar, desenhar e desenhar...
Deixo aqui um pouco da sensação que tive lá. Espero poder ao menos ter um trabalho selecionado ano que vem. Só que dessa vez vou me preparar, estudar, pesquisar e praticar todo santo dia. Um ano é o prazo para o envio. Deixarei meu olhar o mais crítico possível e enviarei trabalhos que me agradem, no mínimo, o quanto esses que vi lá, me agradaram.
A foto acima, recebi gentilmente do Mattias, que viu no orkut do Salão de Piracicaba e me mandou. Provavelmente, “meu Maradona” no momento da seleção. Valeu Mattias!
Parabéns aos organizadores do evento.
Um abraço e até a próxima.