
Olá amigos,
Hoje vou contar um pedacinho da minha história.
Sou natural de Uberaba-MG, e vim para Vinhedo com a minha família há alguns anos. Desenho desde criança, fazia a caricatura dos meus colegas na escola e em casa também rabiscava de vez em quando. Comecei a pintar, sem compromisso, à uns seis anos, quando conheci o talentoso artista Marcelo Alfeu, que trabalha criando itens de decoração, pátina e restauração de móveis. Vale a pena ver os trabalhos dele,
clique aqui e conheça a Oficina de Pátina. Ele me ensinou técnicas de pintar madeira, me apresentou as tintas e frequentemente fazíamos trabalhos juntos. Nessa época eu pintava figuras humanas, flores, plantas, animais, etc. Através desses trabalhos, começaram a surgir algumas oportunidades de pintar os quadros coloridos por encomenda. Comecei a divulgar por e-mail para amigos e a procura aumentou, e até hoje eu pinto retratos com um fundo bem colorido, dividido com "bold lines" e detalhado com um tema relacionado a personalidade da pessoa retratada.
clique aqui e conheça meus quadros de retratos coloridos.
Ano passado me inscrevi nas Oficinas Culturais de Vinhedo, e através da professora e grande artista Rosarlette Meirelles, conheci o giz pastel seco e o carvão, utilizei outros materiais como nankin e lápis de cor também. Nascia ali minha vontade de desenhar sempre que podia.
Em março agora eu criei o blog e postei muitos trabalhos. O incentivo da minha família, da minha namorada, amigos e visitantes do blog me fez investir mais tempo em minha arte.
Desde então eu desenho todos os dias, mesmo que seja só no lápis mesmo. O intuito é melhorar meus traços, meu senso crítico e detalhista. Voltei a praticar com o giz pastel seco e comecei a usar a bic nas caricaturas.
Sempre pesquiso muito, a internet facilita demais. Busco a opinião de grandes artistas e o legal é que todos eles me respondem. Aprendo muito todos os dias.
Conheci o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O lugar é mágico, acreditem!
Através de minhas pesquisas e das dicas dos amigos artistas, resolvi usar em papel o mesmo material que sempre usei em painéis de madeira e telas, a tinta acrílica. E para minha surpresa, eu não imaginava que teria um rendimento tão bom no papel. Explico: em madeira, cada gomo colorido me consome de 03 a 06 demãos de tinta. É uma trabalheira danada. No papel, uma, no máximo duas demãos. É incrível isso!
Acima, mostro minhas 10 primeiras caricaturas. São parte do meu estudo, prometo melhorar nas próximas.
Com seriedade, humildade e muita dedicação pretendo criar uma identidade só minha, de forma que as pessoas olhem e digam: - O Mônico fez isso!!!
E olha que não precisa ser “Mônico Reis”. Só “Mônico” ta bom. Aliás, nem sei porque coloco o “Reis”, afinal, quem é que conhece outro “Mônico”, não é mesmo?
Um abraço e até a próxima.