Olá amigos, As caricaturas do Jimi Hendrix e da Dilma foram selecionadas no 19° SALÃO INTERNACIONAL DE DESENHO PARA IMPRENSA. E direto de Porto Alegre, meu amigo Diemer prestigiou o evento e tirou essas fotos. E a coincidência é que o trabalho dele ficou logo abaixo das minhas caricas...haha mto legal.
Ele tirou muitas fotos bacanas! Para ver basta acessar o link do Facebook do Diemer clicando aqui.
Diemer, muito obrigado, brother! Fiquei muito feliz.
segunda-feira, 28 de março de 2011
quinta-feira, 24 de março de 2011
ETAPAS RONALDINHO GAUCHO
Olá amigos.
Resolvi tirar as fotos das etapas dessa caricatura para posterior análise, já que assim é possível ver as tantas mudanças feitas no decorrer do trabalho.
Do esboço à etapa final é um tal de tira, põe, aumenta, diminui, corta, escurece, apaga, separa, torce, estica...Ufa!
Parece que nada tá bom! Parece que sempre tem algo pra melhorar, pra acrescentar. Mas sabe de uma coisa, de certo modo acredito que isso seja algo natural e até mesmo saudável. Pois nos faz ficar mais atentos aos detalhes, aumenta o censo crítico e nos faz progredir. Acho que isso é sinal de evolução. E todo artista busca isso. Todo artista busca o amadurecimento de suas técnicas, de seus traços. Principalmente os que são autoditadas, assim como eu.
Bom, nessa caricatura, algumas mudanças foram feitas em relação aos trabalhos anteriores. E o resultado final foi uma "salada de distorções".
Uma delas é a posição do corpo, já que nessa caricatura ele está dando uma "bicicleta". Só que parte do corpo foi removida, como por exemplo: umas das coxas, o pescoço, um braço. E o braço que tem, foi feito ao contrário. Pois se reparar bem, verá que a cintura dele está torcida. O "Nike" da chuterira dele foi feito ao contrário também. Os dedos da mão são bem compridos e o braço fininho. Isso foi proposital, para destacar a coxa musculosa. Um detalhe bacana são os traços horizontais na bola pra dar um efeito de movimento, como se ele tivesse acabado de dar um "tapa" na bola. Foi legal também misturar as canetas preta e vermelha no mesmo desenho. Fiz isso uma vez ano passado com o desenho do Wagner Love. Mas acho que o Ronaldinho ficou bem melhor.
Talvez essa caricatura tenha ficado um pouco poluída com tamanha bagunça, essa "salada de distorções". Mas é muito difícil saber distorcer na medida certa.
Um dia eu chego lá... e enquanto isso vou postando as etapas para vocês.
Um abraço e até a próxima.
Resolvi tirar as fotos das etapas dessa caricatura para posterior análise, já que assim é possível ver as tantas mudanças feitas no decorrer do trabalho.
Do esboço à etapa final é um tal de tira, põe, aumenta, diminui, corta, escurece, apaga, separa, torce, estica...Ufa!
Parece que nada tá bom! Parece que sempre tem algo pra melhorar, pra acrescentar. Mas sabe de uma coisa, de certo modo acredito que isso seja algo natural e até mesmo saudável. Pois nos faz ficar mais atentos aos detalhes, aumenta o censo crítico e nos faz progredir. Acho que isso é sinal de evolução. E todo artista busca isso. Todo artista busca o amadurecimento de suas técnicas, de seus traços. Principalmente os que são autoditadas, assim como eu.
Bom, nessa caricatura, algumas mudanças foram feitas em relação aos trabalhos anteriores. E o resultado final foi uma "salada de distorções".
Uma delas é a posição do corpo, já que nessa caricatura ele está dando uma "bicicleta". Só que parte do corpo foi removida, como por exemplo: umas das coxas, o pescoço, um braço. E o braço que tem, foi feito ao contrário. Pois se reparar bem, verá que a cintura dele está torcida. O "Nike" da chuterira dele foi feito ao contrário também. Os dedos da mão são bem compridos e o braço fininho. Isso foi proposital, para destacar a coxa musculosa. Um detalhe bacana são os traços horizontais na bola pra dar um efeito de movimento, como se ele tivesse acabado de dar um "tapa" na bola. Foi legal também misturar as canetas preta e vermelha no mesmo desenho. Fiz isso uma vez ano passado com o desenho do Wagner Love. Mas acho que o Ronaldinho ficou bem melhor.
Talvez essa caricatura tenha ficado um pouco poluída com tamanha bagunça, essa "salada de distorções". Mas é muito difícil saber distorcer na medida certa.
Um dia eu chego lá... e enquanto isso vou postando as etapas para vocês.
Um abraço e até a próxima.
terça-feira, 22 de março de 2011
38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba
Olá amigos,
Saiu o regulamento do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba!
O CEDHU - Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba acaba de divulgar o regulamento e ficha de inscrição do "38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba".
Na edição de 2011, a grande novidade está na possibilidade do envio de trabalhos para todas as categorias via email.
A divulgação do regulamento via email, site, blog e redes sociais antes mesmo do envio do regulamento em papel, também é uma grande novidade. Além da agilidade de informações proporcionada pela internet e redes sociais, o seu alcance torna-se maior e mais fácil. (texto do blog do salão)
Para saber mais, clique aqui
Saiu o regulamento do 38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba!
O CEDHU - Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba acaba de divulgar o regulamento e ficha de inscrição do "38º Salão Internacional de Humor de Piracicaba".
Na edição de 2011, a grande novidade está na possibilidade do envio de trabalhos para todas as categorias via email.
A divulgação do regulamento via email, site, blog e redes sociais antes mesmo do envio do regulamento em papel, também é uma grande novidade. Além da agilidade de informações proporcionada pela internet e redes sociais, o seu alcance torna-se maior e mais fácil. (texto do blog do salão)
Para saber mais, clique aqui
quinta-feira, 17 de março de 2011
DICAS PARA DESENHAR COM BIC
Bom, como todos os artistas que buscam o aprendizado e o conhecimento de novas técnicas e novos materiais, ultimamente tenho me dedicado muito em aprimorar minha técnica de desenho com um material muito simples e de fácil acesso: a caneta esferográfica Bic.
Não sou um expert, mas sou curioso e gosto muito de aprender. Da mesma forma, quero compartilhar com os amigos que visitam meu blog algumas particularidades que tenho aprendido com o uso da Bic.
E se você já tentou desenhar com Bic e aí no meio do desenho ela solta um pouco de tinta causando um borrão, não se desespere. Hoje vou dar umas dicas de como evitar isso e também algumas sugestões para tentar amenizar esse problema.
Após algum tempo de uso repetitivo da caneta, a ponta pode esquentar, daí a tinta fica mais líquida e consequentemente pode escorrer, causando borrões e manchas dificilmente reparáveis. Nesse caso, é legal trabalhar com várias canetas ao mesmo tempo. E sempre entre uma textura e outra, é legal testar o traço em um papel auxiliar e se preciso, limpar a ponta da caneta. Pode ser com o papel mesmo.
Gosto sempre de usar um papel auxiliar, para testar os traços antes de aplicar no desenho original.
Uso também um outro papel para proteger o trabalho enquanto estou desenhando. Explico: como apoio a mão sobre o desenho, este evita de manchar o restante do trabalho que está com a tinta ainda fresca.
De qualquer forma, as vezes pode acontecer de estar aplicando traços bem leves e compridos para dar um efeito bem clarinho e aí quando você vê, tem um borrão bem no meio do desenho. É nessas horas que se deve respirar fundo, amassar o desenho bem amassadinho, jogar fora e começar de novo.... Há! Calma, é brincadeira...rs
Agora falando sério, dá pra consertar! Pegue uma borracha macia e faça movimentos leves no local até dar uma clareada. Tenha paciencia e não aplique força. Se seus movimentos não foram tão leves assim ou sua borracha não é tão macia e aí "machucou" o papel, não tente consertar passando mais a borracha. Nesse caso, pegue uma lixa bem fina e limpa e passe de leve no local até o "machucado" acentar. E ai vc faz os traços novamente para cobrir o local. Não molhe a ponta da borracha, pois isso vai machucar muito o papel e muitas vezes não tem conserto.
Mas com bastante prática, os errinhos e borrões tendem a diminuir bastante, mas acidentes acontecem, não é mesmo?
Outras dicas:
É importante lembrar que existe diferença de tonalidade entre a tinta fresca e seca. Apesar de parecer seca ao toque, a tinta da caneta Bic vai mudar a tonalidade depois de estar totalmente seca. A cor tende a ficar mais escura. Isso vale para as cores azul, preta e vermelha (so testei essas).
A inclinação da caneta ajuda na hora de fazer traços mais compridos e leves, para se alcançar texturas mais claras. Lembrando que é preciso manter a mão leve e ter total controle do traço para se conseguir uma textura mais uniforme. Da mesma forma que deixar a caneta menos inclinada, ajuda um pouco nos efeitos mais escuros.
A força aplicada no traço influencia, mas não gosto de forçar a caneta, porque marca o papel. Prefiro aplicar traços cruzados e mais concentrados para alcançar efeitos mais escuros e mais espaçados para efeitos mais claros.
Para áreas maiores é preciso ter firmeza na mão e fazer traços mais compridos. Pratique numa folha a parte antes de aplicar diretamente no desenho original.
Não sou um expert, mas sou curioso e gosto muito de aprender. Da mesma forma, quero compartilhar com os amigos que visitam meu blog algumas particularidades que tenho aprendido com o uso da Bic.
E se você já tentou desenhar com Bic e aí no meio do desenho ela solta um pouco de tinta causando um borrão, não se desespere. Hoje vou dar umas dicas de como evitar isso e também algumas sugestões para tentar amenizar esse problema.
Após algum tempo de uso repetitivo da caneta, a ponta pode esquentar, daí a tinta fica mais líquida e consequentemente pode escorrer, causando borrões e manchas dificilmente reparáveis. Nesse caso, é legal trabalhar com várias canetas ao mesmo tempo. E sempre entre uma textura e outra, é legal testar o traço em um papel auxiliar e se preciso, limpar a ponta da caneta. Pode ser com o papel mesmo.
Gosto sempre de usar um papel auxiliar, para testar os traços antes de aplicar no desenho original.
Uso também um outro papel para proteger o trabalho enquanto estou desenhando. Explico: como apoio a mão sobre o desenho, este evita de manchar o restante do trabalho que está com a tinta ainda fresca.
De qualquer forma, as vezes pode acontecer de estar aplicando traços bem leves e compridos para dar um efeito bem clarinho e aí quando você vê, tem um borrão bem no meio do desenho. É nessas horas que se deve respirar fundo, amassar o desenho bem amassadinho, jogar fora e começar de novo.... Há! Calma, é brincadeira...rs
Agora falando sério, dá pra consertar! Pegue uma borracha macia e faça movimentos leves no local até dar uma clareada. Tenha paciencia e não aplique força. Se seus movimentos não foram tão leves assim ou sua borracha não é tão macia e aí "machucou" o papel, não tente consertar passando mais a borracha. Nesse caso, pegue uma lixa bem fina e limpa e passe de leve no local até o "machucado" acentar. E ai vc faz os traços novamente para cobrir o local. Não molhe a ponta da borracha, pois isso vai machucar muito o papel e muitas vezes não tem conserto.
Mas com bastante prática, os errinhos e borrões tendem a diminuir bastante, mas acidentes acontecem, não é mesmo?
Outras dicas:
É importante lembrar que existe diferença de tonalidade entre a tinta fresca e seca. Apesar de parecer seca ao toque, a tinta da caneta Bic vai mudar a tonalidade depois de estar totalmente seca. A cor tende a ficar mais escura. Isso vale para as cores azul, preta e vermelha (so testei essas).
A inclinação da caneta ajuda na hora de fazer traços mais compridos e leves, para se alcançar texturas mais claras. Lembrando que é preciso manter a mão leve e ter total controle do traço para se conseguir uma textura mais uniforme. Da mesma forma que deixar a caneta menos inclinada, ajuda um pouco nos efeitos mais escuros.
A força aplicada no traço influencia, mas não gosto de forçar a caneta, porque marca o papel. Prefiro aplicar traços cruzados e mais concentrados para alcançar efeitos mais escuros e mais espaçados para efeitos mais claros.
Para áreas maiores é preciso ter firmeza na mão e fazer traços mais compridos. Pratique numa folha a parte antes de aplicar diretamente no desenho original.
A inclinação da caneta, a força aplicada, o comprimento do traço, tipos de traço (cruzados, retos, ovais) tudo isso influencia nas texturas que você pretende alcançar no desenho.
Para quem quer conhecer o trabalho de artistas que mandam muito bem com essa técnica, abaixo alguns links:
Para quem quer conhecer o trabalho de artistas que mandam muito bem com essa técnica, abaixo alguns links:
Juan Francisco Casas - http://www.juanfranciscocasas.com/
James R Mylne - http://www.jrmylnearts.com/
James R Mylne - http://www.jrmylnearts.com/
Manohead - http://manohead.com/
Para ver meus desenhos com bic, so clicar no marcador "bic".
Um abraço e até a próxima...
terça-feira, 15 de março de 2011
CARICATURA RONALDINHO GAUCHO
Olá amigos,
Hoje é um dia muito especial para mim, pois faz exatamente 01 ano que criei esse blog.
Através dessa incrível ferramenta, pude conhecer um pouco mais sobre o trabalho de grandes mestres da arte no qual sou apaixonado.
Nesse primeiro ano que se passou, além de adquirir conhecimento, através de minhas pesquisas, tive a honra de poder interagir com jovens artistas, que assim como eu, buscam seu espaço nesse tão concorrido universo. E também com os artistas mais experientes, que apesar de seu prestígio, sucesso e técnicas incrivelmente apuradas, se mostraram humildes e me ajudaram muito, compartilhando um pouco de seu conhecimento, dando dicas, críticas e conselhos no qual levarei comigo pro resto da vida.
Além disso, para mim é uma grande alegria poder compartilhar meus desenhos e meu aprendizado com o máximo de pessoas possível. Graças a Deus, apesar de ser autodidata, aprendo todos os dias um pouquinho e consigo, na medida do possível, desenvolver minhas técnicas e colocá-las no papel.
Quero, em primeiro lugar agradecer a Deus, por ter a oportunidade de mostrar meus desenhos e pinturas a tantas pessoas. À minha família e amigos que me apoiam sempre.
E obrigado a todos que acessam esse espaço e principalmente aqueles que comentam, pois a opinião de vocês é muito importante para mim. Fico sempre muito feliz e respondo a todos os comentários. Afirmo também que as gentis palavras de vocês contribuem efetivamente para o meu crescimento e minha evolução. Então muito obrigado!!!
Ahh... a caricatura acima é do Ronaldinho Gaucho, que fiz com canetas esferográficas Bic preta e vermelha sobre papel Debret.
Um abraço e até a próxima...
sexta-feira, 11 de março de 2011
MÔNICO REIS NO JORNAL!
Olá amigos,
Hoje com muita alegria, posto para vocês essa novidade.
A partir desse mês passo a fazer parte da equipe do jornal de esportes da minha cidade, o DESTAQUE ESPORTIVO.
O convite veio do Adriano de Souza, presidente do jornal, que viu meus trabalhos e me chamou para fazer caricaturas de personalidades do esporte de Vinhedo. E para começar fiz a caricatura do treinador do time de futebol da Capela, o Cita.
Parabéns Adriano pela iniciativa de divulgar o esporte em nossa cidade!
Espero que gostem....
Hoje com muita alegria, posto para vocês essa novidade.
A partir desse mês passo a fazer parte da equipe do jornal de esportes da minha cidade, o DESTAQUE ESPORTIVO.
O convite veio do Adriano de Souza, presidente do jornal, que viu meus trabalhos e me chamou para fazer caricaturas de personalidades do esporte de Vinhedo. E para começar fiz a caricatura do treinador do time de futebol da Capela, o Cita.
Parabéns Adriano pela iniciativa de divulgar o esporte em nossa cidade!
Espero que gostem....
quinta-feira, 3 de março de 2011
CARICATURA CAPITÃO NASCIMENTO (inicio)
Assinar:
Postagens (Atom)