quinta-feira, 17 de março de 2011

DICAS PARA DESENHAR COM BIC

Bom, como todos os artistas que buscam o aprendizado e o conhecimento de novas técnicas e novos materiais, ultimamente tenho me dedicado muito em aprimorar minha técnica de desenho com um material muito simples e de fácil acesso: a caneta esferográfica Bic.

Não sou um expert, mas sou curioso e gosto muito de aprender. Da mesma forma, quero compartilhar com os amigos que visitam meu blog algumas particularidades que tenho aprendido com o uso da Bic.

E se você já tentou desenhar com Bic e aí no meio do desenho ela solta um pouco de tinta causando um borrão, não se desespere. Hoje vou dar umas dicas de como evitar isso e também algumas sugestões para tentar amenizar esse problema.

Após algum tempo de uso repetitivo da caneta, a ponta pode esquentar, daí a tinta fica mais líquida e consequentemente pode escorrer, causando borrões e manchas dificilmente reparáveis. Nesse caso, é legal trabalhar com várias canetas ao mesmo tempo. E sempre entre uma textura e outra, é legal testar o traço em um papel auxiliar e se preciso, limpar a ponta da caneta. Pode ser com o papel mesmo.
Gosto sempre de usar um papel auxiliar, para testar os traços antes de aplicar no desenho original.

Uso também um outro papel para proteger o trabalho enquanto estou desenhando. Explico: como apoio a mão sobre o desenho, este evita de manchar o restante do trabalho que está com a tinta ainda fresca.

De qualquer forma, as vezes pode acontecer de estar aplicando traços bem leves e compridos para dar um efeito bem clarinho e aí quando você vê, tem um borrão bem no meio do desenho. É nessas horas que se deve respirar fundo, amassar o desenho bem amassadinho, jogar fora e começar de novo.... Há! Calma, é brincadeira...rs

Agora falando sério, dá pra consertar! Pegue uma borracha macia e faça movimentos leves no local até dar uma clareada. Tenha paciencia e não aplique força. Se seus movimentos não foram tão leves assim ou sua borracha não é tão macia e aí "machucou" o papel, não tente consertar passando mais a borracha. Nesse caso, pegue uma lixa bem fina e limpa e passe de leve no local até o "machucado" acentar. E ai vc faz os traços novamente para cobrir o local. Não molhe a ponta da borracha, pois isso vai machucar muito o papel e muitas vezes não tem conserto.

Mas com bastante prática, os errinhos e borrões tendem a diminuir bastante, mas acidentes acontecem, não é mesmo?

Outras dicas:

É importante lembrar que existe diferença de tonalidade entre a tinta fresca e seca. Apesar de parecer seca ao toque, a tinta da caneta Bic vai mudar a tonalidade depois de estar totalmente seca. A cor tende a ficar mais escura. Isso vale para as cores azul, preta e vermelha (so testei essas).

A inclinação da caneta ajuda na hora de fazer traços mais compridos e leves, para se alcançar texturas mais claras. Lembrando que é preciso manter a mão leve e ter total controle do traço para se conseguir uma textura mais uniforme. Da mesma forma que deixar a caneta menos inclinada, ajuda um pouco nos efeitos mais escuros.

A força aplicada no traço influencia, mas não gosto de forçar a caneta, porque marca o papel. Prefiro aplicar traços cruzados e mais concentrados para alcançar efeitos mais escuros e mais espaçados para efeitos mais claros.

Para áreas maiores é preciso ter firmeza na mão e fazer traços mais compridos. Pratique numa folha a parte antes de aplicar diretamente no desenho original.

A inclinação da caneta, a força aplicada, o comprimento do traço, tipos de traço (cruzados, retos, ovais) tudo isso influencia nas texturas que você pretende alcançar no desenho.

Para quem quer conhecer o trabalho de artistas que mandam muito bem com essa técnica, abaixo alguns links:

Para ver meus desenhos com bic, so clicar no marcador "bic".

Um abraço e até a próxima...

11 comentários:

  1. Ótimas dicas, Mônico!
    E quem não começou a desenhar com bic, durante aquelas aulas chatas na escola??? hahaha
    Parabéns pelos trabalhos com esse material! BALA!

    http://brunocomotti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Opa!! ai sim em!!, esse do Juan eu ja conhecia, mto bom neh.. olha o tamanho dos quadros!!!

    abçao!

    ResponderExcluir
  3. Fala Bruno, pois é brother... Na epoca da escola, os professores e colegas eram as "vitimas"...hehe
    Seja sempre bem-vindo...
    Abssss

    ResponderExcluir
  4. Fala Jonas...
    Mto legal, né?
    O Manohead postou no blog dele uma carica na bic ontem. Sensacional.
    Abssss

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela Dica Mônico,admiro muito o trabalho de caneta,e sempre tento fazer uns trabalhos assim,até publiquei um cartun de caneta bic Azul.. mas com essa sua dica espero que vai da pra mim melhorar bem, vlw pela explicação , belíssimos trabalhos, parabéns cara!!.abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Mônico valeu pelas dicas mas que papel usar para desenhar com a caneta bic? vc sabe me dizer ? Seus trabalhos são lindos PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Mônico valeu pelas dicas mas que papel usar para desenhar com a caneta bic? vc sabe me dizer ? Seus trabalhos são lindos PARABÉNS !!!

    ResponderExcluir
  8. olá Monico , desenho com esferográfica, porém meu trabalho é colorido,mas tenho enfrentado um probleminha, exposto a luz , mesmo que não diretamente, a pintura ou a tinta da caneta tende a desbotar,, vc teria alguma sugestão de como evitar isso??

    ResponderExcluir
  9. parabens otimas dicas ...leandro drawings

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...