terça-feira, 28 de junho de 2011

10 ETAPAS CARICATURA NIEMEYER

Olá amigos,

Gostaria de dividir com vocês as etapas desse ultimo trabalho que fiz especialmente para o Salão de Volta Redonda.

E queria também falar um pouco do processo de estudo para esse trabalho, pois como todos sabem, sou autoditada e meu estudo em grande parte vem da ajuda dos amigos cartunistas com críticas e dicas e também de minhas pesquisas na internet e livros. A internet também é uma excelente opção para pesquisa de imagens para referência. E após a escolha das fotos da "vítima", começa o processo de esboço.

Nesse trabalho foram feitos oito esboços. Pois é, oito! E até comecei a finalizar um outro desenho, mas com uma técnica diferente e aí acabei deixando de lado para fazer esse que enviei. O esboço, conhecido também como rascunho ou sketch, é extremamente importante. Pois é nele que decidimos como serão as distorções, os formatos engraçados do camarada caricaturado. Mês passado li uma entrevista do cartunista Fernandes sobre seu processo produção das caricaturas e me chamou a atenção um comentário dele sobre o esboço. Ele disse que finalizar um esboço mal feito é a mesma coisa que pintar uma casa que tem estrutura ruim. O esboço é como se fosse a estrutura do desenho, o esqueleto. Lembro até de várias postagens do cartunista Ray Costa ano passado com uma série de esboços do mesmo caricaturado. Daí depois de fazer vários desenhos diferentes, ele escolhia o melhor deles e finalizava. Muito interessante.

O próximo passo é o acabamento que é tão importante quanto. Nessa parte se faz necessária a calma e atenção para não esquecer de nenhum detalhe. É engraçado, pois antes eu me preocupava muito com o tempo gasto em cada trabalho. E utilizava vários dias em uma caricatura e achava que estava demorando. Mas aprendi que o tempo é relativo. Não importava o tempo gasto em um trabalho, que pode demorar até meses, mas sim o resultado alcançado. Nesse trabalho eu gastei pouco mais de 30 horas na parte de acabamento. Pois é, hoje demoro mais que antes... Mas aprendo todos os dias, e a cada trabalho feito eu vejo detalhes que antes não via. A prática é a melhor amiga. E ainda aprendo a fazer texturas que antes pareciam impossíveis de se alcançar. Quero continuar aprendendo muito todos os dias e melhorando aos pouquinhos sempre. Quero também poder dividir com vocês essas alegrias e um pouco do que sei para que a arte siga crescendo em cada canto.

5 comentários:

  1. Essa caricatura ficou sensacional, uma das melores q vc já fez, espetacular.

    abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da caricatura do Oscar,e como vocce fez passo a passo mostrando,teu trabalho é dukaralho,publica ela na imprensa e manda pro world press cartoon desse ano,abs.
    Amancio.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Dodô!
    Parabéns pela entrevista. Muito legal!
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Fala Amancio,
    Obrigado pelas palavras...
    Vo ver se consigo publicar.
    abração

    ResponderExcluir
  5. Ótimos trabalhos! Parabéns!
    Vamos divulgar nossa Arte valeu!
    Gilmar Novaes - DESENHOS REALISTAS
    http://grafiterealista.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...