segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Caricatura Lula (etapas)


Na maioria das vezes, na hora de pintar, alguns detalhes são tirados ou acrescentados no decorrer do trabalho. Aumenta aqui, estica dali e as formas vão saindo. As cores então, nem se fala. Antes de começar a pintar a pele, por exemplo, eu separo um monte de cores, mas mesmo assim, acabo usando outras mais. Escurece aqui, deixa ali mais claro e os tons vão saindo. Gosto de jogar uma base escura primeiro, depois vou colocando as tonalidades de pele e por ultimo os tons mais claros. E depois eu contorno tudo. E falando em contorno, pretendo fazer alguns trabalhos mais realistas, sem essas linhas largas, que tenho usado sempre atravessando todo o trabalho. Quero usar mais tons de pele e menos laranja, amarelo, vermelho. Mas não posso prometer nada, pois vai depender do que vai sair ali, na hora. Vai depender de inspiração, porque gosto de muitas cores, muitas mesmo, mas as vezes exagero e o trabalho fica mais parecido com desenho animado ou ilustração, que uma caricatura propriamente dita. Mas o que é uma caricatura? As definições são muitas. Os critérios utilizados em salões são sempre diferentes. Nesse Lula, por exemplo, distorções anatômicas? estão presentes no nariz, olhos, orelhas. Preservação da identidade? bom, acho que parece o cara. Domínio técnico? Mas e se minha técnica for diferente das usuais? Como se avalia isso? Apresentação? Prazer, meu nome é Mônico. Sabe, tenho muitas duvidas, muitas mesmo. Espero que sejam sanadas em meu processo de aprendizado. Mas enquanto isso, quero experimentar de tudo um pouco. E mostrar o resultado aqui pra vocês. Esse mundo do desenho de humor é maravilhoso e eu me encanto cada vez mais. É uma terra desconhecida a ser desbravada. E a cada descoberta, novos paradigmas são quebrados. Novas oportunidades surgem, idéias, conceitos, critérios, etc.

8 comentários:

  1. Eu acho que certas coisas só vamos descobrir daqui a algum tempo, com o amadurecimento do nosso trabalho. Até lá, vão surgir muitas dúvidas e com isso muitos outras formas de melhorar nosso trabalho.

    Penso na arte com uma criança que vai moldando seu caracter a medida que vai crescendo até se torna um adulto totalmente consciente das suas próprias ações. Antes de nos tornamos o que somos hoje não passamos por muitas experiências e aprendizados? Acho que a arte também assim.

    Sobre caricaturas não sigo ainda uma definição clara. Pra mim, independente da distorção, ela é como a definimos (confuso não?.rs)

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa idéia de fazer sem as linhas de contorno.. assimm está excelente, sem as linhas , mais realista, tenho certeza que vai contnuar sensacional seus estilo, faz sim, estou curioso pra ver como fcará, abçs!

    ResponderExcluir
  3. Grande Monico

    parabens pelo seu trabalho , e voltei no blog , estou melhor


    abraços


    Marchini

    ResponderExcluir
  4. curti muito você colocar o processo do trabalho. acho super jóia!!!
    e claro, o trabalho esta nota 10!! fino...
    Abraço do amigo aqui

    ResponderExcluir
  5. Enderson,
    Mto obrigado pelas palavras.
    É bem por ai mesmo, a gente aos poucos vai aprendendo, juntando as pedrinhas que usaremos para construir nosso castelo um dia.
    Sobre a definição. Existem muitas. Não sei exatamente qual é a certa.
    Mas independente disso, farei os trabalhos da forma que melhor me agrada. Talvez agrade alguns, outros não. Enfim, o importante é dar o melhor de nós mesmos e buscar uma melhoria contínua.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. Fala Jonas,
    Obrigado por escrever.
    Aos pouquinhos, irei me desvinculando da forma no qual sempre fiz os retratos em quadros.
    Os detalhes no fundo estão diminuindo, estou usando menos cores também. Isso com o intuito de dar mais enfase ao personagem.
    Estou buscando também uma forma de pintar mais detalhes e formas no rosto, pra não ficar tão "chapado" como antes. Mas as bold lines estão sendo mantidas ainda. O motivo é para tentar manter minha identidade.
    De qualquer forma, o próximo trabalho não terá essas linhas. Quero ver se mesmo assim, meu traço poderá ser reconhecido.
    Um abraço e bons traços.

    ResponderExcluir
  7. Grande Marchini.
    Que bom q tu ta melhor.
    Obrigado pela visita.
    Vi que vc voltou a todo vapor, hein. Aquele Ray Charles ficou sensacional.
    Abraço e bons traços

    ResponderExcluir
  8. Fala Guto.
    Muito obrigado pela visita e comentário.
    Gosto muito quando grandes artistas como o Mattias, Ray Costa, Dalcio, Celso Mathias e tantos outros com imenso talento postam as etapas de seus trabalhos. Fico maravilhado de ver.
    Isso da uma grande motivação para artistas iniciantes, como eu por exemplo. Serve de referência e apoio.
    Então, se os mestres "matam a cobra e mostram o pau", porque também não dividir o que aprendo com outras pessoas que estão aprendendo também. Não é mesmo?
    Um abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...